Dicas e estratégias de vendas consagradas (parte I)

A profissão de vendedor, a arte de vender são atividades muito antigas e ainda muito eficazes. Acreditamos que essas funções relacionadas às vendas ainda vão perdurar por muito tempo. Percebendo isso, elaboramos um guia básico e prático para te auxiliar e obter melhores resultados na prática! Confira:

  • Elaborar um planejamento de vendas e entender o cenário da negociação; • Perceber a necessidade do comprador e como atua a concorrência para diferenciar seu produto dos outros, criando apelo e emoção.

Na abordagem faça seu marketing pessoal

A primeira coisa que você precisa é se vender. • Tenha uma postura proativa, vá em direção ao cliente, seja simpático, sorria, faça uma abordagem com palavras firmes, seja otimista, transmita confiança, coloque-se à disposição. • Identifique se o cliente é mais formal ou informal para adaptar-se à sua fala, isso vai gerar empatia. • Cuidados com com o visual, cabelos, barba e unhas bem aparados, usar sempre desodorante de preferência sem cheiro. Estar bem vestido é simples, basta estar com a roupa limpa, desamassada e sapatos limpos. Cuidado com os exageros em perfumes, estampas e maquiagem.

Seja apaixonado pela sua empresa e pelo seu produto

  • Gostar do que faz e do produto que vende; • Entusiasmo e segurança do vendedor ao falar do produto geram interesse

Ouça o cliente

  • Assertividade, percepção das reais necessidades do cliente; • Perguntas dinâmicas e objetivas; como o que o cliente está procurando, tamanho do local onde irá utilizar o produto, quais as cores que gosta, quanto pretende investir fazem toda a diferença e torna a interação bem mais agradável e prática. • Às vezes, o cliente não tem clareza absoluta das suas necessidades, o papel do vendedor é entender e mostrar o que é preciso para solucionar na escolha mais apropriada para aquele momento.

Nunca subestime o cliente

  • Com a ascensão da internet os consumidores estão cada vez mais atentos, bem informados e conscientes dos seus direitos, qualquer tentativa de “enrolação ou mentira” vai ser logo identificada, o que, além de não fechar negócio, ainda poderá resultar em má avaliação para você e a empresa.

Aprenda contornar as objeções

  • Provavelmente seu cliente fará alguma objeção em relação ao produto que você ofereceu, ou prazo de pagamento, entrega, entre outros, ouça com atenção e contorne com a melhor resposta. • Os obstáculos são comuns, mas a forma como são superados determinam o nível de sucesso que poderá ser alcançado. As pessoas mais bem-sucedidas nos negócios aprenderam a lidar com os obstáculos e apresentaram soluções.

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